Assembleia de fundação do Banco Social de Tecnologia do Vale do Rio Pardo
Na noite do dia 23 de Abril foi fundado o Banco Social de Tecnologia do Vale do Rio Pardo(BTEC), no auditório da Associação de Entidades Empresariais(Assemp), em Santa Cruz do Sul.
O objetivo do projeto é a arrecadação de materiais eletrônicos como computadores, celulares e tablets que não estejam sendo usados e que normalmente seriam descartados. Depois de consertados por alunos do Senai e Senac, os dispositivos serão distribuídos para escolas públicas e outras entidades que necessitam no equipamento.
O presidente do projeto Luiz Henrique Rauber nos contou um pouco sobre a iniciativa: “A assembléia oficializou e marcou pra comunidade da região o início deste trabalho que considero muito importante tanto na esfera profissional, social e ambiental. Profissional pois vai possibilitar que todos os voluntários do BTEC aprendam, em especial aos alunos do Senac que farão a manutenção destes computadores e portáteis que terão uma prática e aprendizados para além da sala de aula, Social pois o que será doado ao BTEC e arrumado destes equipamentos será doado para entidades assistenciais e escolas, e a Ambiental pois daremos mais uso e postergaremos a geração de lixo eletrônico e ainda o que for gerado, será devidamente endereçado ao meio adequado.”
Vale ressaltar ainda que os computadores que não tiverem mais utilidade não serão simplesmente descartados, mas sim, destinados para locais de coleta de lixo e serão reciclados.
Nos integrantes da gestão do banco contam com alguns membros da Ativales: Ricardo Ayres Severo(QuantoSobra), Eduardo Kroth(Idealogic/Apecatus) e Gustavo Bastos(Compumax).
Realizadores: Assemp, Comciti, Senac-RS, Senai-RS e Unisc.
Apoiadores: Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL) e Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (ATIVales).